Seja Bem vindo ao NOVO Blog da BENVINDA!

A equipe de professores e funcionários da Escola Benvinda de Araújo Pontes agradece sua visita ao nosso blog. Aqui você poderá conhecer um pouco sobre a trajetória da escola e sobre o trabalho pedagógico e social que temos desenvolvido ao longo de 10 anos de história.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Sabemos das vantagens de uma boa relação entre a escola e a família para que estas, juntas, possam proporcionar experiências enriquecedoras na trajetória escolar de jovens e crianças.

Ao longo de 10 anos a Escola do seu filho já comemorou muitas conquistas, mas...

...COM A SUA PARTICIPAÇÃO ELA PODERÁ SER BEM MELHOR!

Para isso, apresentamos-lhe algumas sugestões:
Oriente seu(a) filho(a) para que realize os deveres de casa. É importante mostrar a relevância dela com gestos simples, como pedir para olhar o dever pronto ao chegar em casa. Monitorar diariamente a execução da lição não é excessivo. Ao contrário. Os melhores alunos no mundo todo levam a sério o dever de casa. Lembre-se: O seu papel é apenas estimulá-lo a pesquisar e descobrir as respostas por conta própria.

Compareça à reunião de pais. Ela proporciona, no mínimo, uma chance de sentir o ambiente na escola, saber da experiência dos demais alunos e tomar contato com a visão de outros pais. A ida a esses encontros tem ainda um efeito colateral menos visível, mas já bastante estudado: a presença dos pais é uma demonstração de interesse que contribui para o envolvimento dos filhos com a escola.

Converse sobre a escola. A manifestação de interesse, por si só, é um indicativo do valor dado à educação pela família. Os efeitos são ainda maiores quando o estudo é tratado como algo agradável e aplicável à vida prática, e não um fardo. Uma recente pesquisa do governo americano, mostra que um pai que consegue produzir esse tipo de ambiente em casa aumenta em até 40% as chances de o filho se tornar um bom aluno.

Acompanhe o rendimento. No caso de um resultado ruim, o melhor a fazer é definir um plano para melhorar o desempenho – mas não sem antes consultar a escola e avisar o filho de que está fazendo isso. O objetivo aí é estabelecer, junto com o colégio, uma estratégia para reverter a situação e saber qual será, exatamente, sua participação. Está mais do que provado que castigo, nesse caso, não funciona. Só diminui o grau de autoconfiança, já baixa, e agrava o desinteresse pelos estudos.

Conheça as normas. Nunca é demais lembrar que, zelar pelo bem público e pelo direito a uma educação de qualidade, é um dever de todos, inclusive da família, que em caso de negligência, deve responder pelas suas responsabilidades. Ajude-nos a cumprir as regras da escola: Dentre as consideradas proibidas estão: o uso de aparelhos celulares e eletrônicos na sala de aula (Lei 7.269), uso do boné, sentar-se no para-peito dos corredores. Outras envolvem questões tais como: Respeitar os horários de entrada, saída, intervalo; usar o uniforme (diário e de ed. física) completo; conservar o material didático recebido e devolvê-lo ao final do ano letivo; zelar pelo patrimônio escolar, sob pena de ressarcimento dos danos causados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário