Seja Bem vindo ao NOVO Blog da BENVINDA!

A equipe de professores e funcionários da Escola Benvinda de Araújo Pontes agradece sua visita ao nosso blog. Aqui você poderá conhecer um pouco sobre a trajetória da escola e sobre o trabalho pedagógico e social que temos desenvolvido ao longo de 10 anos de história.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Escolas vão ensinar alunos e professores a usar internet com segurança

A ideia surgiu após pesquisa sobre perigos na rede e de denúncias sobre mau uso de sites de relacionamento.
No colégio, o uso da internet faz parte do currículo. Em um, por enquanto, redes sociais e sites de relacionamento são bloqueados.
“Quando bloqueamos o site, explicamos que não é seguro. Aqui é para estudar. Se eles vão fazer isso em casa ou em lan house, a responsabilidade é dos pais”, explica a professora de informática Márcia Ramos.
Estudantes como Denise, Gustavo, Felipe e Beatriz não entram nas redes sociais na escola, mas em casa e nas lan houses...
Uma pesquisa feita pela Safernet - organização sem fins lucrativos formada por cientistas da computação, professores e advogados para promover o uso seguro da internet - com 732 educadores e 2.156 estudantes mostra que 90% dos professores acham a internet uma importante ferramenta da educação, 69% usam a rede diariamente e 47% participam de redes sociais.
Entre os alunos, 90% participam das redes, 69% têm pelo menos um amigo que conheceram pela internet, 12% já namoraram pela rede.
A pesquisa também mostrou que 26% dos alunos já sofreram algum tipo de constrangimento, 6% foram vítimas de aliciamento sexual pela internet. Os estudantes sabem que o perigo existe...
“Pais e educadores precisam abrir esse espaço de diálogo, saber com quem seus filhos conversam na internet, saber que tipo de site seus filhos frequentam na internet, da mesma forma que saberiam quem são os amigos reais dos seus filhos, quais locais públicos que seus filhos frequentam”, alerta o diretor da Safernet Rodrigo Nejm.
No Rio de Janeiro, e em mais 12 estados, as secretarias de educação, se uniram à Safernet em uma campanha pela navegação segura na internet.
A campanha começa em abril. Professores e alunos selecionados vão participar de uma série de oficinas. A ideia é que eles utilizem tudo o que a internet pode oferecer, sem, bloqueios, mas aprendam a usar a internet com segurança.
“Onde o aluno estiver, que ele saiba o que é seguro, onde denunciar, sem entrar em armadilhas”, explica a subsecretária de Educação do Rio de Janeiro Teca Pontual.

Fonte: globo.com
(http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1542366-16020,00.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário