Seja Bem vindo ao NOVO Blog da BENVINDA!

A equipe de professores e funcionários da Escola Benvinda de Araújo Pontes agradece sua visita ao nosso blog. Aqui você poderá conhecer um pouco sobre a trajetória da escola e sobre o trabalho pedagógico e social que temos desenvolvido ao longo de 10 anos de história.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Como vai a 'EDUCAÇÃO' em Abaetetuba?

(Prof. Angelo Paganelli)


Caro leitor, não confunda nem identifique a ‘Educação’ -  aliás, o ‘Processo Educativo’ do ser humano no período de sua adolescência - exclusivamente com as atividades desenvolvidas, ou deixadas de desenvolver, no estrito espaço sócio-geográfico chamado 'escola'.

Todo mundo sabe que ‘Escola’ pouco tem a ver (!) com o complexo  'compromisso social' que chamamos  "Educação".

A Educação do ser humano é muito mais. Ela acontece através da participação de toda a Sociedade,  com destaque pelas relações de: família, rua, bar, igreja, campo de futebol, comércio, feira, esporte,  locais de festas, TV, Jornais, novelas, conversas , vida de bairro,  realidade das bocas de fumo (sic!), das Delegacias da Polícia, da vida nos bairros, das relações entre vizinhos... veiculada pelas palavras, pelos palavrões de casa, pela violência doméstica e social, pelos exemplos de vida, pelas hipocrisia das pregações formais, pelos espetáculos da mídia, pelos IPOD, IFONE, pelas relações de exploração, etc.

Por tudo isso, chega de ‘bater’ e de responsabilizar somente  ou sobretudo os Professores pelos problemas e fracassos da Educação no atual contexto 'social'.

A sociedade, como um todo, é conflitiva e corrupta!... Há CORRUPÇÃO na política, família, nas instituições públicas e privadas, nas formas culturais, na administração de dinheiro público e privado... por este motivo os responsáveis pela corrupção social não são os ‘docentes de sala de aula’, mas  todos os ‘educadores sociais’ que fazem o mundo das crianças e dos adolescentes?

Será que quem aponta costumeiramente o dedo contra os ‘professores’ tem compromisso com a 'educação' como questão social?

Estamos todos no mesmo barco (‘a sociedade’) e temos motivos de sobra para nos preocupar e procurarmos juntos a solução para ‘Educar e Educarmos... à Vida CIDADÃ’. Esta exige muito mais do que a simples ‘aprendizagem’ de conhecimentos gerais, uteis e necessários para o exercício de qualquer qualificação profissional.  Não vamos esquecer que a ‘educação de nota 10 nas disciplinas da escola’ não mede a ‘qualidade sócio-educacional do indivíduo’: mesmo assim, muitos PAIS ainda enviam seus filhos prá ‘escola’ preocupados mais por um individualismo interesseiro e cego, que visa a ‘grana’ ($$$) da futura profissão do filho, do que pela sua profunda e real formação ética, social, profissional e política...  que também pode e deve acontecer na ‘escola de alvenaria’ e nas atividades docentes. (Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra!...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário