(Artigo escrito pelo Prof. Isaias F. Santos e postado
originalmente no endereço: http://www.roboticanaescola.com.br/2012/robotica.html)
Robótica educacional ou robótica pedagógica são termos
utilizados para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem materiais
provenientes de sucata ou kits de montagem compostos por peças diversas,
motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam
programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados. Aumentando o
interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas, a
robótica educacional, ou robótica pedagógica, tem despertado a atenção de
professores e alunos. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na prática
através da construção de maquetes e robôs controlados por computador, conceitos
estudados em sala de aula.
Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une
aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação,
planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o
diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A robótica pedagógica envolve um
processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução. A Robótica
Pedagógica utiliza-se dos conceitos de diversas disciplinas para a construção
de modelos, levando os alunos a uma rica vivência interdisciplinar.
Objetivos gerais para o trabalho com ROBÓTICA EDUCACIONAL
Favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração
de conceitos de diversas áreas, tais como: linguagem, matemática, física,
eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia,
artes, etc., (trabalhar de forma prática conceitos trabalhados em sala de aula
nas diversas disciplinas). Desenvolver aspectos ligados ao planejamento e
organização de projetos. Motivar o estudo e análise de máquinas e mecanismos
existentes no cotidiano do aluno de modo a reproduzir o seu funcionamento.
Estimular a criatividade tanto na concepção das maquetes e protótipos, como no
aproveitamento de materiais reciclados. Desenvolver o raciocínio e a lógica na
construção de estruturas mecânicas e de programas para controle das mesmas.
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