Seja Bem vindo ao NOVO Blog da BENVINDA!

A equipe de professores e funcionários da Escola Benvinda de Araújo Pontes agradece sua visita ao nosso blog. Aqui você poderá conhecer um pouco sobre a trajetória da escola e sobre o trabalho pedagógico e social que temos desenvolvido ao longo de 10 anos de história.

terça-feira, 26 de abril de 2011

UFPA sedia Fórum Internacional sobre Educação de Surdos.

Enquanto na antiguidade os deficientes físicos eram excluídos da sociedade em razão das suas limitações físicas, hoje, o consenso é outro: o de inclusão. Pensando nisso, a Universidade Federal do Pará (UFPA) está sediando o "IV Fórum Internacional sobre a Educação de Surdos e Políticas Públicas para a Inserção da Pessoa Surda na Sociedade.” O evento será aberto
nesta terça-feira, 26, no Centro de Convenções Benedito Nunes da UFPA, em Belém, e o restante da programação acontecerá no Campus de Soure, na Ilha do Marajó, até sexta-feira, 29.
Além de discussões, o Fórum servirá como espaço para a assinatura de um acordo formal de colaboração entre a UFPA, o Institut des Jeunes Sourds de Paris(INJS) e as Universidades de Lille I, II, e III. Além desses, estarão presentes pesquisadores de diversas instituições, como a Universidade de Brasília, a Universidade do Estado do Pará, o Centro de Estudos Auditivos e da Linguagem, a Faculdade de Medicina do ABC Paulista, o Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro e a UEES Astério de Campos.
O Fórum visa discutir a educação de deficientes auditivos e as políticas públicas que têm sido utilizadas para a inserção da pessoa surda na sociedade, sob uma diferente perspectiva. A ideia é que não só sejam debatidas, mas também que novas políticas sejam propostas, de forma a tentar mudar o panorama da inclusão.
Segundo a coordenadora do evento, professora Maria Luizete Carliez, o trabalho do Campus de Soure com deficientes auditivos já ocorre há bastante tempo. “O Fórum é o resultado de uma ação iniciada em 2006, no Campus de Soure, para sensibilizar a comunidade universitária e local em relação à inclusão de pessoas surdas e cegas na sociedade. Esse trabalho culminou com a implantação do curso de Letras (Licenciatura em LIBRAS e Língua Portuguesa) na UFPA, a partir do Processo Seletivo 2011”, explica a professora.

O evento começa nesta terça-feira, às 16h, no Centro de Convenções Benedito Nunes. A partir da quarta-feira, a programação passa a ser toda no Campus de Soure, com apresentações de palestras e troca de experiência. A sexta-feira será voltada para avaliação do evento. As inscrições vão até o dia da abertura e custam 20 reais.












Nenhum comentário:

Postar um comentário