Seja Bem vindo ao NOVO Blog da BENVINDA!

A equipe de professores e funcionários da Escola Benvinda de Araújo Pontes agradece sua visita ao nosso blog. Aqui você poderá conhecer um pouco sobre a trajetória da escola e sobre o trabalho pedagógico e social que temos desenvolvido ao longo de 10 anos de história.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

É SEMANA DE PROVAS NA BENVINDA

O  período de PROVAS mexe, inevitavelmente, com a cabeça dos alunos porque é um misto de angústia e vontade de acabar logo!

A escola ‘Benvinda’ está realizando as provas do 2º bimestre neste final do mês de junho, logo após uma atividade muito mais vivenciada pelos alunos: os XII Jogos (com futsal, handebol, .... e desfile de Miss e de Mister).

O ‘lúdico’, todo mundo sabe, é parte importante do processo educativo pelo entusiasmo e dedicação que desperta e pelos valores de interação, disciplina, agonismo e superação que exige.

As avaliações das disciplinas didáticas, com as exigências de preparação, com decepções, angústias e alegrias pela qualidade das notas conseguidas, também são parte integrante do processo ensino-aprendizagem.

A principal função da avaliação é a diagnóstica por permitir detectar, diariamente, os pontos de conflitos geradores do êxito ou do fracasso escolar. Os pontos detectados devem ser utilizados pelos Professores como referenciais para as mudanças nas ações pedagógicas, objetivando um melhor desempenho dos alunos.

A avaliação tem também, a função classificatória porque visa à promoção escolar do aluno ou ao levantamento de indicadores da qualidade do processo de aprendizagem no momento específico em que o aluno é submetido a teste e/ou, prova.

Para que a Avaliação promova e garanta o processo de aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.

No horário da prova, muitos alunos devolvem o teste com 5, 10 ou 15 minutos...  Será que os adolescentes  da era da tecnologia na ponta da mão (celulares com joguinhos, músicas, internet, etc...)  não aguentam o esforço de pensar para resolver com maior qualidade e intensidade os testes elaborados para verificar a aprendizagem de um bimestre ou será que nós professores temos que rever nossa metodologia de ensino e a qualidade do nosso relacionamento educativo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário